Entrevista com Elir Girardi, realizada pela aluna Simone Aparecida de Oliveira, integrante da turma criadora do Blog dos alunos do curso Técnico em Administração – Igrejinha.
- Quais
perspectivas para o mercado de trabalho?
Tem um velho ditado que diz que a
oportunidade faz o negócio. Mas só podemos aproveitar a oportunidade se
estivermos preparados. Então o que vem antes -- O ovo ou a galinha --. Se
esperarmos que a oportunidade bata na porta e aí nos prepararmos para ocupá-la,
certamente a perderemos. O Município precisa buscar parceiros ou por iniciativa
própria introduzir cursos de formação ampliando a qualificação e oportunizar o
aprendizado de nova profissão, agregando conhecimento. As perspectivas dependem
muito da iniciativa e criatividade que
tivermos. Vislumbro oportunidades a bons profissionais.
- Como são as perspectivas de
políticas em Igrejinha para a educação?
A competência do Município
diante da Constituição Federal é o Ensino Fundamental. Os conteúdos pedagógicos
são os básicos previstos na legislação com algumas alternâncias aprovadas por
um Conselho Municipal de Educação, existente em Igrejinha. Neste estágio
deveríamos incluir algo que remetesse os jovens ao conhecimento de profissões,
como uma iniciação de qualificação que os preparasse para o mercado. Em
parceria com Escolas Técnicas, como ex: IENH, trazida na gestão anterior, me
parece em 2006, podem ser ampliadas as ofertas de vagas em uma variada gama de
cursos.
- Quais pontos importantes de um
profissional hoje, formado em técnico
em administração para Igrejinha?
em administração para Igrejinha?
O mercado, seja
local ou ampliado, espera que o profissional esteja apto a aplicar os processos
de Gestão que incluem todos os aspectos da administração, seja ela pública ou
privada. Os princípios são os mesmos, adaptando-se apenas as características de
cada segmento.
É
importante que o profissional além do conhecimento e da seriedade que cargo
requer, seja agradável, alegre, trate os colaboradores dentro e fora do
ambiente de trabalho com respeito e harmonia (sejam eles chefes ou
subordinados) e saiba administrar as adversidades com equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário