terça-feira, 5 de junho de 2012


         Entrevista com Elir Girardi, realizada pela aluna Simone Aparecida de Oliveira,        integrante da turma criadora do Blog dos alunos do curso Técnico em Administração – Igrejinha.


 Elir Domingos Girardi

Reside em Igrejinha, natural de Lajeado, Rio Grande do Sul.
Formação: Ciências Contábeis
Banco do Brasil - 23 anos
Prefeito - 3 mandatos
Presidente FAMURS
Consultor Empresarial - 4 anos


OPINIÃO SOBRE CURSOS TÉCNICOS PARA A REGIÃO



- Como você vê o ensino técnico em Igrejinha?

       Carente. O Município dispõe de poucas Escolas Técnicas, oferecendo formação limitada em quantidade de vagas disponíveis, bem como na diversidade de cursos. Vejo a necessidade de implantar novas alternativas de formação.  É necessário introduzir formação e qualificação técnica em diversas áreas e oportunizar aos jovens, principalmente, e aos adultos, opções de formação e qualificação profissional podendo desta forma se preparar para o mercado, seja como empregado ou como empreendedor.



 - Quais perspectivas para o mercado de trabalho?
       Tem um velho ditado que diz que a oportunidade faz o negócio. Mas só podemos aproveitar a oportunidade se estivermos preparados. Então o que vem antes -- O ovo ou a galinha --. Se esperarmos que a oportunidade bata na porta e aí nos prepararmos para ocupá-la, certamente a perderemos. O Município precisa buscar parceiros ou por iniciativa própria introduzir cursos de formação ampliando a qualificação e oportunizar o aprendizado de nova profissão, agregando conhecimento. As perspectivas dependem muito da iniciativa e criatividade que tivermos. Vislumbro oportunidades a bons profissionais.

- Como são as perspectivas de políticas em Igrejinha para a educação?
     A competência do Município diante da Constituição Federal é o Ensino Fundamental. Os conteúdos pedagógicos são os básicos previstos na legislação com algumas alternâncias aprovadas por um Conselho Municipal de Educação, existente em Igrejinha. Neste estágio deveríamos incluir algo que remetesse os jovens ao conhecimento de profissões, como uma iniciação de qualificação que os preparasse para o mercado. Em parceria com Escolas Técnicas, como ex: IENH, trazida na gestão anterior, me parece em 2006, podem ser ampliadas as ofertas de vagas em uma variada gama de cursos.

- Quais pontos importantes de um profissional hoje, formado em técnico
em administração para Igrejinha?
      O mercado, seja local ou ampliado, espera que o profissional esteja apto a aplicar os processos de Gestão que incluem todos os aspectos da administração, seja ela pública ou privada. Os princípios são os mesmos, adaptando-se apenas as características de cada segmento.
          É importante que o profissional além do conhecimento e da seriedade que cargo requer, seja agradável, alegre, trate os colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho com respeito e harmonia (sejam eles chefes ou subordinados) e saiba administrar as adversidades com equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário